Escolha uma Página

Você já comprou a sua casa em Botucatu?

Este é o sonho de muita gente, ter o seu próprio lar, sair do aluguel ou deixar de ser dependente dos pais ou da sogra, rsrsrs.

Para quem já conseguiu, sabe como isso dá satisfação e segurança, mesmo na hora da crise. Afinal, tendo um lugar seu para morar, faz com que você contorne a situação sem ter que correr morar de favor com alguém ou estar toda hora mudando de casa por causa do aluguel. 

Se você já comprou a sua casa, foi uma casa nova ou usada, ou você mesmo construiu?  

Quando se tem o sonho da casa própria você simplesmente quer realizar esse sonho e começa a correr atrás desse sonho. Daí, se empolga com o que aparenta ser uma boa oportunidade e investe nela.

Mas, já notou que quando a gente está muito empolgado com alguma coisa, a gente fica cego e não consegue nem pensar e nem exergar todos os detalhes? 

É igual comprar um carro, quando você tem muita vontade de ter um. Você pensa, eu não posso ter um carro novo e começa a correr atrás de um usado. Daí se empolga com um que acha encantador e compra. Depois descobre que tem um monte de coisas pra fazer, vive te deixando na mão, gasta um monte com ele e por aí vai. Muitos dizem que o que já perderam com carros usados dava pra comprar um zero.

O mesmo aconte com a compra de uma casa. A gente se empolga e já vai investindo e não pensa em todos os detalhes e só vai começar a enxergar os detalhes mais pra frente, mas, daí, já é tarde. 

Você descobre que a casa tem um monte de coisas pra fazer e começa a reforma. Ter que lidar com sujeira, entulhos, poeira, sobra de material, ter quer correr atrás de profissionais da área e nem sempre acerta um bom profissional. Quantos tiveram que pagar de novo pelo mesmo serviço por causa de ser um profissional não qualificado! 

Sem contar que, quando decide vender, descobre que não valorizou e que é uma casa difícil de vender. Então, você fica no dilema,  ou você abaixa muito o preço pra vender logo ou vai esperar uma eternidade para se desfazer da casa. 

Esses são apenas alguns dos infortúnios que temos quando não enxergamos com clareza todos os pormenores, antes de comprar uma casa.

Como não passar por esses problemas ao comprar uma casa?

 Como você consegue resolver vários problemas na sua vida? Não é estudando o assunto? Mas, já notou que, se aprender com a pessoa errada, você põe tudo a perder?

Se vasculhar na internet tem muitos tutoriais em vídeos, em blogs, com vários posts ensinando sobre o assunto. Mas, muitos deles apenas repetem com outros termos o que outro ensina sem pesquisar a fundo o que está ensinando. É aí que mora o perigo. Uma pessoa que se intitula influenciador digital dá conselhos sobre comprar ou construir uma casa sem nunca ter feito uma massa de reboco. Será que vai sair coisa boa daí?

Para você não errar, você tem que buscar ajuda de pessoas experientes na área. 

E uma delas que podemos indicar é o Jair Construtor. Ele trabalha construindo e reformando casas já por 30 anos e tem 40 anos de profissão. Já construiu quase 150 casas na cidade de Botucatu. Será que ele tem experiência no assunto? Em vez de teoria, ele tem a experência prática, que é muito mais importante.

Quando perguntamos, no começo, se é melhor comprar uma casa nova pronta ou na planta, era justamente por causa dele que questionamos isso.

Veja agora a diferença entre comprar uma casa nova pronta ou na planta.

Mas, o que é comprar uma casa na planta?

Para quem já ouviu falar nesse termo, comprar casa na planta, talvez fique meio confuso sem saber o que realmente significa.

Pois é, você não é o único. Nem mesmo muitos profissionais sabem explicar ao certo o que isso realmente significa.

Isso não quer dizer que você está comprando um pedaço de papel, como um título, por exemplo. A expressão, embora se relacione à planta do projeto, tem um significado muito mais amplo. Então vamos lá.

Comprar uma casa na planta significa que você mesmo está idealizando a sua própria casa. Se você compra uma casa pronta, seja nova ou usada, outra pessoa que elaborou o projeto. Por isso, comprar a casa na planta indica que você tem total autonomia na decisão de como será o projeto de sua casa e o acabamento que irá usar. 

Mas, não é a mesma coisa que eu construir, então?

Parece, mas não é. Quando você mesmo constrói, você que tem que correr atrás de tudo e isso gera um stress tremendo. Dores e mais dores de cabeça.

Agora, comprando a casa na planta, você vai estar totalmente isento de gerenciar o projeto e a construção de sua casa. Você só vai ter o trabalho de aprovar o projeto e assinar as papeladas de documentação e financiamento.

Todo o resto, como comprar o material, contratar profissionais, acompanhar o andamento da obra, fica a cargo de quem você comprou a casa na planta.

Notou como é bom comprender melhor esses detalhes? 

E agora, é melhor comprar a casa na planta ou comprar já pronta?

Isso vai depender das suas necessidades e do gosto pessoal. Como mencionado acima, em uma casa pronta, você não tem autonomia pra decidir a disposição dos cômodos, o tamanho deles e nem o tamanho da casa em si. Dependendo de como tiver o andamento da obra, talvez, você possa decidir sobre a pintura ou o revestimento.

Nesse caso, entre comprar pronta ou na planta, é a sua necessidade que vai determinar qual é a melhor para você.

Se o que você precisa é uma casa e você não faz muita questão de como vão ser os cômodos, o acabamento, essas coisas, então, uma casa pronta vai ser melhor para você. Isso se dá, porque você não vai ter que ficar esquentando a cabeça decidindo o projeto e nem o acabamento. Simplifica todo o processo.

Mas, se você, é do tipo de pessoa que faz questão de detalhes, quer ter total autonomia na decisão de como serão as coisas, a casa na planta será melhor para você.

Quer dizer, então, que uma casa na planta vai sair bem mais cara do que a casa pronta?

Pense bem, hoje em dia, o valor final do projeto é calculado por metro quadrado. Somam-se o valor total da construção mais o valor do terreno. Nesse caso a diferença maior vai estar na construção em si. É o tamanho da casa e o acabamento usado que vai determinar o valor total do projeto.

Outro fator que torna vantajoso comprar a casa na planta é que você escolhe como vai ser a construção. Hoje existem várias formas de construir a sua casa. Se você quer algo prático como uma casa de campo, chácara, sítio, ou quer sair rápido do aluguel, tem a opção de casas pré-fabricadas.

Casas Pré-Fabricadas ou Pré Moldadas de Concreto ou Alvenaria

As casas pré-fabricadas podem ser de concreto ou alvenaria, como alguns chamam. Outro nome que se dá é casas pré-moldadas. De qualquer forma, essas casas fazem você econimizar até 40% do valor da obra final. Por isso, vale a pena fazer um orçamento antes de decidir como vai construir sua casa e tomar uma decisão que atenda todas as suas necessidades. Essas necessidades podem ser financeiras, praticidade, agilidade, afinal você pode não querer ficar esperando 6 meses para ver sua casa pronta. Ou simplesmente você quer fugir do aluguel.

Veja a página das casas pré-fabricadas aqui.

As vantagens delas são muitas. Você montar toda a estrutura básica e depois ir acabando ela. Ir colocando o piso, as portas e janelas, parte elétrica. A parte hidráulica é obrigatória estar pronta na hora de montar a estrutura da casa.

 

Por que a localização e o acabamento influenciam no valor da obra?

Localização: A localização vai influenciar devido ao valor do terreno e ao tipo de construção que deve ser feita na região. Se é um bairro onde as casas são mais elaboradas, então a sua casa também tem que acompanhar o mesmo estilo e isso pode encarecer bem o projeto. O valor do terreno nessa região também vai influenciar bastante.

Outro fator é se o terreno pode ser dividido em dois nessa região. Devido à infra-estrutura do bairro não estar comportando mais do que um número x de famílias, a prefeitura está vetando a possibilidade de no mesmo terreno morar mais de uma família, então você vai ter que arcar com o valor do terreno sozinho.

Acabamento: O valor do metro quadrado de pisos e revestimentos varia muito dependendo da escolha. A escolha de componentes elétricos, torneiras, peças para o banheiro, se as portas vão ser maciças ou não, o tipo de janetas e vitrôs, tudo isso vai influenciar no valor final.

 

Resumo do Artigo

Comprar casa na planta indica que você mesmo vai elaborar o projeto pensando nas suas necessidades e de sua família. Isso vai envolver a escolha da localização que você quer morar e o acabamento que vai ter a casa.

Comprar uma casa pronta é para quem não faz questão de detalhes, simplesmente entra na casa e, se gostou do que viu e sentiu, realiza a compra.

Próximo artigo, o que é melhor comprar uma casa usada ou uma casa nova. 

E agora, depois dessa breve consideração, você acha melhor comprar uma casa pronta ou na planta?

Responda aí nos comentários, vai ser legal a sua opinião.

Atenciosamente,

Ache Perto